TECNOLOGIAS...

1º ANO

O TRABALHO COM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DESSE ANO PARA AS TURMAS DO PRIMEIRO ANO É VOLTADO PARA TECNOLOGIA E ARTE, PARA CONTEXTUALIZAR FORAM ELABORADAS OBRAS DA ARTISTA TARSILA DO AMARAL. COM ESSAS OBRAS É REALIZADA A LEITURA, PROPOSTA SITUAÇÕES PROBLEMA , APÓS A RESOLUÇÃO É FEITA A MONTAGEM COM O MATERIAL ESTRUTURADO DO LEGO. 
ESSE TRABALHO TAMBÉM É FEITO EM GRUPO E AS FUNÇÕES SÃO DIVIDIDAS E REVEZADAS.

2º ANO

PARA O SEGUNDO ANO A PROPOSTA ELABORADA FOI CONTOS CLÁSSICOS E TECNOLOGIA, DE ACORDO COM OS TEXTOS TRABALHADOS COM O ANO CICLO, FORAM SELECIONADOS OS DOIS CONTOS "PATINHO FEIO" E JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO". APÓS RESGATAR OS TEXTOS ALGUMAS SITUAÇÕES PROBLEMA SÃO POSTAS E LANÇADAS OS  DESAFIOS AO GRUPO.

ESSE TRABALHO PONTUA NÃO SÓ QUESTÕES DAS TECNOLOGIAS E SUAS MÁQUINAS, MAS TAMBÉM DE ALGUMAS TECNOLOGIAS QUE CONTRIBUEM DE MANEIRA POSITIVA NOVAS REFLEXÕES  E AÇÕES PERTINENTES PARA UM MELHOR CONVÍVIO EM SOCIEDADE.

COMO JUSTIFICATIVA DESSE ARGUMENTO COMPARTILHO AQUI, A EXPERIÊNCIA DE TRAZER PARA O GRUPO UMA SITUAÇÃO NO CONTO PATINHO FEIO, MAS MUITO RECORRENTE EM NOSSO COTIDIANO. SE TRATA DO MOMENTO QUE OUTROS ANIMAIS RESOLVEM OFENDER E CRITICAR O PATINHO COM PALAVRAS. ATUALMENTE ESSA AÇÃO É NOMEADA DE BULLYING E TRAZ SÉRIAS CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS A QUEM SOFRE.

3º ANO

O CONTEÚDO AFRICANIDADES FAZ PARTE DA PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ANO CICLO  A ÊNFASE A SER DESENVOLVIDA ERA PERTINENTE EM SABER COMO OS AFRICANOS FORAM TRAZIDOS PARA O BRASIL. DEVIDO A ESSE OBJETIVO A ATIVIDADE SEQUENCIADA É "OS POVOS AFRICANOS E A TECNOLOGIA" COM A FINALIDADE DE ENTENDER ESSE PROCESSO FOI FEITO UM RESGATE HISTÓRICO PARA ISSO USAMOS VÍDEOS E IMAGENS DOS ARTISTAS QUE RETRATAVAM OS NEGROS E SEU MODO DE VIDA NO PERÍODO DA ESCRAVIDÃO.
COM OS ALUNOS DO 3º ANO A, FOI FEITO LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS, O QUE QUEREM SABER E COMO FARÃO PARA SABER. ESSA ATIVIDADE FOI CONCLUÍDA COM A CONFECÇÃO DE UM MURAL COM SUAS PERGUNTAS E PESQUISAS REALIZADAS. O GRUPO DO 3º ANO B, ESTÁ CONFECCIONANDO UM DIÁRIO DE BORDO QUE RELATA AS EXPERIÊNCIAS DO GRUPO, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA.

4º ANO

O TRABALHO REALIZADO COM OS 4ºS ANOS É DESENVOLVER AS AULAS COM CONCEITOS E ESTRUTURAS NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, COM ESSE CONTEÚDO TRABALHADO DAREMOS NOVOS ENCAMINHAMENTOS NO 5º ANO, COMO A POSSIBILIDADE DE TRABALHAR COM OUTRAS CAIXAS  DO MATERIAL ESTRUTURADO LEGO.

5º ANO

PARA OS 5ºS ANOS REALIZAMOS UMA PARCERIA COM O CONTEÚDO TRABALHADO EM SALA E  DESENVOLVEMOS ATIVIDADES COM SITUAÇÕES PROBLEMAS DE UM CONTO CLÁSSICO DA LITERATURA: " AS INCRÍVEIS AVENTURAS DE JÚLIO VERNE JORNADA AO CENTRO DA TERRA". O EPISÓDIO APRESENTA UMA NARRATIVA COM MUITAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESAFIOS A SEREM VENCIDOS COM ESSE ÉPICO CONSTRUÍMOS UMA ESTAÇÃO DE METEOROLOGIA.

I MOSTRA DE CINEMA NA ESCOLA

 

Percursos afros no Brasil e influências de sua cultura

No dia 13 de maio de 1888 foi assinada a Lei Áurea pela princesa Isabel. Lei que libertou sem libertar. Uma lei que trouxe novas formas de prisões.

A abolição legal da escravatura não garantiu condições reais de participação dos negros na sociedade brasileira, estruturando e mantendo desigualdades – de renda, de educação, de saúde, de segurança. Por isso, a data que deveria ser comemorada se tornou um dia de luta e de relembrar o racismo como algo que ainda precisa ser muito discutido e desconstruído. As discussões e as lutas não cessam, portanto realizamos uma Mostra de Cinema na Escola que foi contemplada com os filmes:

Foram realizadas intervenções sobre os filmes assistidos:

O que as crianças ouviram e assistiram? Como as histórias repercutiram na sua imaginação? Propomos para as turmas de 1º, 2º e 3º Anos uma breve conversa sobre os filmes, para as turmas de 4º e 5º Ano, além da conversa, que elas desenhassem ou escrevessem palavras que representassem o que assistiram. Portanto fica para apreciação alguns registros:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now