top of page

ÁGUA FARTA OU FALTA?

APÓS ASSISTIRMOS O DOCUMENTÁRIO, ALGUMAS QUESTÕES FORAM COLOCADAS:

  1. QUANTAS TORNEIRAS TÊM NA ESCOLA?

  2. QUANTO SAI DE ÁGUA EM CADA TORNEIRA?

 

  • COM UMA GARRAFA PET VAMOS MEDIR A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE SAI NA TORNEIRA;

  • PENSAR EM MEDIDAS PARA A ECONOMIA DESSA ÁGUA QUE SAI DA TORNEIRA;

  • COLOCAR ABRAÇADEIRAS NAS TORNEIRAS E MEDIR A QUANTIDADE DE ÁGUA NOVAMENTE;

  • CONFECCIONAR CARTAZES COM MEDIDAS DE ECONOMIA DE ÁGUA E COMPARTILHAR FAZENDO COLAGENS PRÓXIMAS AOS BEBEDOUROS E BANHEIROS;

 

RESPOSTAS AS NOSSAS PERGUNTAS...

A ESCOLA TÊM 25   TORNEIRAS.

EM CADA TORNEIRA SEM LACRE SAI EM MÉDIA 500 ML DE ÁGUA.

EM CADA TORNEIRA COM LACRE SAI EM MÉDIA 50 ML DE ÁGUA.

 

SABEMOS TAMBÉM QUE MEDIDAS DE ECONOMIA DE ÁGUA NÃO DEVEM FICAR SÓ NA ESCOLA, MAS EM DIVERSOS ESPAÇOS COMO EM CASA, NA RUA, EM LOCAIS PÚBLICOS E EM TODOS OS LUGARES. PENSANDO NISSO VAMOS COMPARTILHAR COM VOCÊS ATRAVÉS DE TIRINHAS ALGUMAS MEDIDAS DE ECONOMIA DE ÁGUA.

 #economizeágua

REGISTRO:

Para realizar essa proposta a apresentei a professora Kelly Leonardi do 4º C ano que estava trabalhando com o conteúdo em sala de aula, combinamos de trabalhar em ambos os espaços lembrando sempre que é uma parceria. Após assistirmos o documentário “Água farta ou falta?”. Discutimos para levantar os principais pontos apresentados no filme, esse documentário aborda a temática nas regiões norte e nordeste. Para contextualizar com a região sudeste ouvimos a reportagem da CBN “São Paulo corre o risco de enfrentar crise hídrica”, com essas questões começamos a refletir sobre medidas de economia em casa e na escola. Iniciamos pela escola elencando ações para concretizar nosso trabalho, essas ações foram a construção de cartazes, medida da quantidade de água que sai da torneira sem colocar abraçadeiras, colocar abraçadeiras e medir a quantidade de água novamente.

Quando os cartazes estavam prontos pensamos nos pontos de distribuição e realizamos as demais tarefas. Em parceria com a professora Letícia de arte também confeccionaram marcadores de páginas com tirinhas e medidas de economia de água. O que é uma tirinha e como fazer também foi apresentado no laboratório. Realizamos um breve relato de toda a experiência, compartilhamos com a escola distribuindo marca páginas com tirinhas.

Como acontece tudo isso, como todo trabalho educativo, não é tão simples, é fruto de trabalho, planejamento, preocupação com diversas possibilidades de desenvolvimento e promoção de oportunidades que façam do dia a dia escolar e da educação que acreditamos em sementes do protagonismo e construção de novas narrativas. Adorei realizar essas atividades, a participação e parceria faz toda a diferença, mas o mais bonito de ver são os resultados com devolutivas significativas sobre mudanças de práticas na família, convite à reflexão e importância de valorização das questões ambientais.

http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/200113/sao-paulo-corre-o-risco-de-enfrentar-crise-hidrica.htm

 

https://vimeo.com/195536355

 

Isabel Sousa

Novo Documento 2018-10-01 08.03.56_2.jpg
Novo Documento 2018-10-01 08.03.56_6.jpg
2019

ESQUADRÃO DENGUICIDA

 

 

OS ALUNOS DO 4º ANO C EM PARCERIA COM A PROFESSORA DE ARTES FRAN SIQUEIRA, DE ACORDO COM O CONTEÚDO DE SALA DE AULA, QUE ERA UM ESTUDO SOBRE A DENGUE E O CINEMA MUDO, REALIZARAM ESSE FILME COM AMBOS OS CONTEÚDOS.   

4º ANO C

bottom of page